Sobre Nós

Página Inicial - Sobre
OBJETIVO GERAL

Atender a criança e o adolescente na faixa etária de 06 a 15 anos e seus familiares do Município, em situação de vulnerabilidade social, visando seu desenvolvimento integral com trabalho em rede entre Organização/criança e adolescente/Família/Comunidade, como um Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social e são encaminhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referencia Especializada da Assistência Social) , Conselho Tutelar e demanda vindo dos familiares.

IDENTIFICAÇÃO:

Nome da Entidade: CASA DA CRIANÇA de Caçapava

População Alvo: Atualmente 200 Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos.

Awesome Image

Missão

Atuar na formação integral das crianças e adolescentes do Município de Caçapava, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Visão

Trabalharmos na prevenção, em consonância com a pedagogia do amor, tendo como foco os contextos sociais prioritários do Município.

RESUMO HISTÓRICO:

A CASA DA CRIANÇA, de Caçapava, Entidade de grande valor para a cidade, foi idealizada por caçapavenses natos e de coração, chefiados pelo Doutor JESUÍNO CARDOSO MELLO FILHO, M.M. Juiz de Direito da Comarca. Sob sua presidência, a 18 de março de 1948, reuniu-se no Fórum local, um grupo de cidadãos para tratar de tão útil e necessária Instituição. Com a venda de um imóvel doado pelo senhor JOSÉ DE NORONHA FERRAZ, localizado fora da cidade, bem como, com o auxílio de outras doações com a mesma finalidade, foi possível a aquisição do local onde se encontra hoje a Instituição. As obras tiveram início em maio de 1953, sofrendo várias interrupções por falta de recursos, apesar da notável colaboração do Senhor prefeito OSÓRIO DA CUNHA LARA NETO e dos sócios beneméritos. Padre José Benedito Alves Monteiro, eleito Presidente, esse incansável batalhador, contou, nessa árdua tarefa, com a ajuda da comunidade caçapavense: percorrendo o centro da cidade e os bairros, pedindo de casa em casa, promovendo quermesses e campanhas, pode levar a cabo tão grande obra. A 22 de dezembro de 1957, com apenas uma parte construída, deu-se a inauguração oficial da CASA DA CRIANÇA, que este ano esta comemorando 62 anos de muito amor e dedicação.

Em 1962, assumiram a Instituição, as religiosas que ainda hoje administram a CASA : as IRMÃS TERCIÁRIAS CAPUCHINHAS DA SAGRADA FAMÍLIA. Desde que as Irmãs assumiram a Instituição, muitos empreendimentos foram realizados, graças à colaboração, interesse e boa vontade dos Caçapavenses. Desde então, muitas crianças e adolescentes têm se beneficiado do seu atendimento. Hoje, totalmente reestruturada, a CASA DA CRIANÇA é um Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com objetivo de atender a criança/adolescente e seus familiares, na sua formação integral , em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referencia Especializada da Assistência Social) , Conselho Tutelar e demanda vindo dos familiares, na faixa etária de 6 a 15 anos, de 2ª a 6ª feira das 07:00 as 17:00 h, com atividades esportivas, artesanais, culturais, informática, recreação e lazer. As atividades culturais como percussão, violão, e artesanais são em parceria com a Secretaria de Cultura, Canto Coral (patrocinado pela Unimed), Projeto Semente de Gente, com atividades de danças como bale, sapateado e jazz, e lanche manhã e tarde , com apoio da empresa Viapol Impermeabilizantes. Projeto de Esportes como vôlei, basquete, futsal, e natação contamos com o apoio da Secretaria de Esportes. Projeto Criança Beleza, com objetivo de elevar auto estima das crianças e adolescentes, e aprendizagem de auxiliar de cabeleireiro para adolescentes.


A Casa conta com 14 funcionários e uma equipe de voluntários que vestem a camisa da Entidade, com muita garra, determinação, sabedoria e muito amor. Atualmente contamos com 30 voluntários nas atividades e eventos. Dessa forma, procuramos atingir o grande ideal, que é a integração entre a Organização, a criança/adolescente, a família e a comunidade.

HELENA ANGONESE
Presidente


SONIA AP.AMANTE LOPES
Assistente Social